Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

7.12.09

Universidade do Estado da Bahia – UNEB


Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT

Disciplina: Prática Pedagógica II

Professor: Adilson

Semestre 2009.2

Aluna: Márcia Souza Santos












“Educação bancária”

(Paulo Freire)



Paulo Freire foi o criador e defensor de uma pedagogia crítica e considerada perigosa. Ele recusa o ensino “bancário” para ele o ensino bancário deforma a criatividade do educador e educando.

As idéias e os escritos de Paulo Freire são partes importantes para a mudança social, dirigem-se aquelas que vêem o futuro do homem.

O conceito “bancário” da educação para assinalar a perniciosa relação professor depositante e aluno depósito de conhecimento, revelando assim seu papel com instrumento de dominação, Paulo Freire desenvolveu seu oposto, concepção de educação como uma situação que desafia a pensar corretamente e não a memorizar, uma educação que propicie diálogo comunicativo que problematize educador e educando.

Segundo Freire o educador tem que ser criador, investigador, inquieto, rigorosamente curioso, humilde e persistente.

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