Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT
Disciplina: Prática Pedagógica II
Professor: Adilson
Semestre 2009.2
Aluna: Márcia Souza Santos
“Educação bancária”
(Paulo Freire)
Paulo Freire foi o criador e defensor de uma pedagogia crítica e considerada perigosa. Ele recusa o ensino “bancário” para ele o ensino bancário deforma a criatividade do educador e educando.
As idéias e os escritos de Paulo Freire são partes importantes para a mudança social, dirigem-se aquelas que vêem o futuro do homem.
O conceito “bancário” da educação para assinalar a perniciosa relação professor depositante e aluno depósito de conhecimento, revelando assim seu papel com instrumento de dominação, Paulo Freire desenvolveu seu oposto, concepção de educação como uma situação que desafia a pensar corretamente e não a memorizar, uma educação que propicie diálogo comunicativo que problematize educador e educando.
Segundo Freire o educador tem que ser criador, investigador, inquieto, rigorosamente curioso, humilde e persistente.
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