Comentário sobre a Educação Bancária do educador Paulo Freire (1921-1997)
Para o educador Paulo Freire o modelo tradicional de prática pedagógica era denominado de “educação bancária”, pois fazendo uma analogia, poderia ser exemplificado da seguinte forma: o professor deposita o seu conhecimento na cabeça do aluno, assim como uma pessoa deposita um dinheiro em um banco. Este termo “educação bancária” utilizado pelo educador, apareceu pela primeira vez no seu livro Pedagogia do Oprimido, escrito nos anos de mil novecentos e sessenta e sete a mil novecentos e sessenta e nove. Neste contexto o professor é quem transmite e detêm o conhecimento, considerado como verdade absoluta e inalterável. Não existe uma interação entre o professor e o aluno para a produção de conhecimento, pois acredita-se que o aluno nada sabe. Refletindo sobre esse assunto percebe-se que cabe a nois graduandos, futuros professores modificarmos esta realidade, que acontece em várias salas de aulas, sendo fundamental a participação dos alunos para que se possa produzir conhecimento, sendo assim, através do diálogo o aluno vai adquirir conhecimento com o professor bem como o professor com o seu aluno.
Discente: Crecia
Para o educador Paulo Freire o modelo tradicional de prática pedagógica era denominado de “educação bancária”, pois fazendo uma analogia, poderia ser exemplificado da seguinte forma: o professor deposita o seu conhecimento na cabeça do aluno, assim como uma pessoa deposita um dinheiro em um banco. Este termo “educação bancária” utilizado pelo educador, apareceu pela primeira vez no seu livro Pedagogia do Oprimido, escrito nos anos de mil novecentos e sessenta e sete a mil novecentos e sessenta e nove. Neste contexto o professor é quem transmite e detêm o conhecimento, considerado como verdade absoluta e inalterável. Não existe uma interação entre o professor e o aluno para a produção de conhecimento, pois acredita-se que o aluno nada sabe. Refletindo sobre esse assunto percebe-se que cabe a nois graduandos, futuros professores modificarmos esta realidade, que acontece em várias salas de aulas, sendo fundamental a participação dos alunos para que se possa produzir conhecimento, sendo assim, através do diálogo o aluno vai adquirir conhecimento com o professor bem como o professor com o seu aluno.
Discente: Crecia
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