Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

29.11.09


  

EDUCAÇÃO BANCARIA

Paulo Freire denomina como “educação bancaria” aquele método onde o professor é visto como único detentor do conhecimento, conhecido também como método tradicional, sendo o aluno uma “caixa” vazia  a espera de preenchimento, ou melhor, tudo que o  aluno precisa saber é transmitido pelo professor. O educador faz\ uma analogia onde o professor deposita seu conhecimento dentro da cabeça do aluno, da mesma forma como alguém deposita dinheiro em um banco, sem nenhum tipo de interação entre ambos, já que o professor nada tem a aprender com o aluno.

Apesar de muito criticado o método tradicional é bastante utilizado pelos educadores mesmo que de maneira inconsciente. E mesmo aqui dentro da universidade onde é discutido quase que frequentemente, esse é o tipo de realidade que está muito longe de ser banida da sala de aula.   

Cristiane nascimento


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial