Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

8.12.09

Educação Bancária

Freire denúncia que a narração e a dissertação são características marcantes da educação bancária. “Narração ou dissertação que implica num sujeito- o narrador- e em objetos pacientes, ouvintes- os educandos” (IBID.p 65).

Essa educação apresenta retalhos da realidade de forma estática, sem levar em conta a experiência do educando. “Desta maneira, a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o depositante” (IBID p. 66).

Como podemos observar a concepção da Educação Bancária, transforma os alunos em um simples depósito, onde o professor deposita suas pesquisas, tendo em si o total conhecimento, escolhendo o conteúdo, e diz a palavra. Tendo o educando como os que não sabem, fazendo com que esses se adaptem as determinações do educador, sem levar em conta o conhecimento que o educando traz em si.



JEANE REIS.

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