Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

8.12.09

Educação Bancária

         Na educação bancária a metodologia de ensino privilegia o ato da repetição e memorização do conteúdo. Assim, o educador “deposita” na cabeça do aluno conceitos a serem exigidos na avaliação, onde avalia aquilo que foi depositado.

         Na educação bancária cabe ao educador adquirir conhecimento, e em frente aos educandos expor aquilo que aprendeu, ao educando cabe arquivar o que ouviu ou copiou. Sendo assim a educação bancária possui papéis rigidamente definidos, o educador é o sábio que possui o conhecimento enquanto o educando é sempre aquele que não sabe.
         Por mais que se tente mudar ou inovar a metodologia de ensino do metódo tradicional e uma possibilidade que estar muito longe da nossa realidade, pois estudar os conceitos do que seja uma educação libertadora é uma coisa, agora aplicar um novo metódo na sala em frente ao aluno é um processo totalmente diferente que não deve partir só do educador mais o educando deve fazer parte desse processo de forma conscientizadora.

Aluna: Andresa Costa   II semestre Vespertino

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial