Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

20.6.09

Verônica:O filme

Não é dificil perceber que este filme é uma ficção contextualizada na vida real de pessoas que são marcadas por imposições e regras estabelecidas por grupos dominantes,no caso policiais corruptos,tráficantes e pela pobreza retratada por uma favela do Rio de Janeiro.Quando a protagonista Verônica se vê envolvida numa situãção de alto risco para ela e o menino Leandro,ela cria estruturas mentais de raciocínio lógico para tentar sair daquela problemática ou seja:o individuo ele é movido por ação do meio em que se encontra.Dependendo da sobrecarga a ele imposta,o individuo desenvolve sistemas de defesa elaborados pela inteligência que o faz raciocinar e mover-se de um lado para o outro.Podemos observar que no filme,quando a criança percebe que a situação é grave,ele muda seu comportamento e começa a associar os fatos e a indagar.Isso porque o choque fez com que ele desenvolvesse o pensamento num processo de formação evolutiva e nocional.Podemos também considerar que entre Verônica e Leandro ouve uma relação completamente interacionista porque os dois discutiam o assunto,combinavam alguma coisa,estavam sempre se dando em troca.Pode se concluir que:o ser humano aprende por assimilação mental e que o aprendizado consiste numa aquisição em função do conhecimento.

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