Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

19.6.09

Reflexão do filme “Verônica” relacionado com as abordagens do processo do ensino apresentadas nos seminários


Este filme relata a historia de uma professora que tem vinte anos de trabalhos prestados no ensino básico, e esta completamente stressada, com falta de animo e impaciência, para lidar com seus alunos, uma cena em que ela comprova tudo isso quando ela não consegue fazer com que seus alunos fique comportados ela usa de seu autoritarismo, usa o método arcaico que é fazer uma prova para os seus alunos.
Pode se notar claramente a abordagem tradicional no ensino daquela escola, no método de avaliação e na participação do aluno só como ouvinte e da maneira autoritária do professor Isso mostra que as praticas pedagógica lá se tornaram ineficiente justamente por que os fatores externos interferem diretamente na vida do aluno e da professora, ou seja, a teoria humanista “O homem e mundo”. O onde os problemas pessoais afetam diretamente o desenvolvimento na profissão de uma professora.
0 Interessante deste filme e a historia de Leandro aluno de verônica, sendo que seus pais estava demorando para ir buscá-lo a professora verônica resolve levá-lo para sua casa , chegando na favela onde o aluno morava não consegui entregá-los a seus pais , pois seus pais tinha sido assassinatos por bandidos. E ainda os bandidos queriam matar Leandro , pois o menino tinha um pen drive onde tinha varias informações sobre o trafico de drogas e corrupção na policia. Verônica vendo todas essas acontecimentos começar fazer parte da vida de Leandro, pois o menino não tinha ninguém por ele, a vida dela começar a correr perigo, Sendo que ela consegue se livra de todas as armações que fizeram para eles e resolve adota Leandro como seu filho. Outro ponto positivo que eu achei nele foi mostrar a dura realidade para aqueles que trabalham em áreas onde o trafico de drogas e criminalidade andam juntos, e até a própria policia faz parte do jogo sujo, agora imagine o psicológico de uma criança de um professor que convive com tudo isso.Por isso que se faz necessário uma ampla reflexão na vida da sociedade e a educação, que todos os estes fatores atrapalham.

Postado por Adriano dos Santos Guabiraba, Aluno I Semestre vespertino.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial