Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

19.6.09

Reflexão do Filme "Verônica"

Uma escola cercada por uma favela do Rio de Janeiro, alunos e professores reprimidos na escola por conta das “festas” dadas pelos traficantes do morro. O filme “Verônica”, mostra a realidade vivida por uma professora chamada Verônica, a protagonista, que há vinte anos trabalha no ensino público municipal, passando por problemas pessoais, ela já não tem a mesma paciência e disposição para lidar com os seus alunos na sala de aula.
A temática do filme Verônica, pode ser considerado como uma parte da realidade de escolas, professores e alunos que lidam diariamente com essa problemática dentro da sala de aula. O medo está presente lado a lado, com esses indivíduos, pois a qualquer momento uma bala perdida pode entrar pela janela vitimando um inocente.
A professora Verônica se comove com a triste história de Leandro, um de seus alunos que teve seus pais assassinados pelos traficantes, sendo ele agora o próximo alvo, ela o ajuda de todas as formas; um pendrive é chave de todo o mistério envolvendo as mortes e as perseguições. Sentimentos que ela acredita não existir, começam a surgir durante esse período difícil, o vínculo criado com o aluno é muito forte, e ela torna-se a pessoa mais importante da vida do garoto.
O filme “Verônica” demonstra alguns aspectos em comum com o outro filme já assistido “Entre os muros da escola”, entre eles estão os aspectos sócio-culturais presentes entre os alunos, negros, brancos, moradores de favela, etc. A atitude errônea da professora é reflexo dos seus problemas pessoais que ela os relaciona com seu trabalho e isso junto com os prováveis problemas que os alunos enfrentam, pois são de periferia, fazem com os discentes tenham atitudes que estresse a professora ainda mais. Temos aí um círculo vicioso de problemas sociais misturados e transferidos para o âmbito profissional, algo que acontece muito na nossa realidade. Dessa forma se constitui um caos na educação, pois problemas como: a má formação do professor e as desigualdades sociais penetram na educação e se tornam seu problema e não podem ser resolvido pela própria educação.
O método avaliativo utilizado na escola, encaixa-se na escola tradicional, onde o aluno é submetido a testes e provas, onde os mesmos receberão pontos de acordo com o seu desempenho, a escola não produz outro tipo de avaliação dos alunos, a não ser o já conhecido método utilizado pela maioria das escolas brasileiras. Um conceito que deve ser revisto, e avaliá-lo para descobrir se ainda dá certo.


Smailly Cristian Costa Oliveira
I Semestre

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial