Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

19.6.09

Reflexão sobre os fatores extramuros da escola que interfere diretamente na prática pedagógica da professora e do professor e no processo de aprendizagem do aluno, relacionando com as abordagens do processo do ensino.

Através do filme Verônica, que conta a história de uma professora chamada Verônica que já leciona há vinte anos, que passa por problemas pessoais, pois, a sua mãe necessita fazer uma cirurgia e ela não tem condições de pagar o procedimento cirúrgico, e ela esta separada do marido.Durante a aula, os seus alunos começam a brincar e ela acaba gritando com eles, em seguida ela aplica uma avaliação de matemática.
Um dia no final de sua aula, a informam que os pais de um dos seus alunos, Leandro, não foi buscá-lo, ela diz que espera junto com ele até que alguém o busque mais isso não acontece e ela decide levá-lo até a sua casa. Chegando lá ela descobre que os pais do menino foram assassinados pelos traficantes, e que eles queriam matar o garoto também. Ela leva-o para a sua casa até decidir o que fazer.
Ao tentar pedir ajuda para os policiais ela descobre que eles estavam envolvidos nesse assassinato e que seu ex-marido Paulo policial também estava envolvido com o tráfico e que o menino estava com um pendrive que continha filmagens em que fica evidente o envolvimento destes policiais com os traficantes.
Ela esconde o garoto e depois de várias tentativas de fuga, enfrentando policiais e traficantes, depois de ter sido levada juntamente com o garoto por seu ex-marido e o seu colega, que ia matá-los, Paulo mata o policial e deixa fugir com Lucas, redescobrindo sentimentos que estavam adormecidos na sua vida difícil e solitária.
Fazendo uma analogia com a Abordagem Tradicional, percebe-se que a metodologia é a mesma desta abordagem, em que esta se baseia mais frequentemente na aula expositiva e nas demonstrações do professor a classe, tomada quase como auditório, não há no filme a participação dos alunos durante as aulas, eles apenas atuam como ouvintes. Outro aspecto que está presente no filme e que é analisado por essa abordagem é a avaliação, em que nesta é realizada predominantemente visando à exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula, no filme a professora sem paciência, com os seus alunos que não estavam se comportando na aula, ela aplica logo em seguida uma avaliação de matemática. Esta explícito no filme o autoritarismo do professor com a sua classe.
Na abordagem sócio-cultural, a educação, para ser válida, deve levar em conta necessariamente tanto a vocação ontológica do homem, que é a vocação de ser sujeito quanto às condições nas quais ele vive, ou seja, no seu contexto. Em outras palavras, o ambiente em que o aluno vive, interfere a depender de seu contexto de vida de maneira positiva ou negativa na aprendizagem do aluno. No caso de Lucas, o ambiente em que ele vive interfere negativamente em sua educação, por que o envolvimento de seu pai com o trafico de drogas e o assassinado dele e de sua mãe, modificaram totalmente a sua vida.

Aluna: Crecia

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