Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

19.6.09

Reflexão do filme “Verônica” relacionado com as abordagens do processo do ensino apresentadas nos seminários

O filme conta a história de uma professora da rede municipal com mais de vinte anos de sala de aula chamada verônica, de como seu esgotamento físico e mental e os fatores externos interferem diretamente na sala de aula.
O estresse, a falta de ânimo e impaciência de verônica, sua situação financeira o fato de sua mãe estar no hospital, tudo isso contribui para sua decisão de querer larga a sala de aula, mas não pode parar porque precisa continuar comendo.
Com o assassinato dos pais de Leandro e o fato dele estar jurado de morte pelos policiais com envolvimento com tráfico e pelos traficantes, muda o ritmo de vida daquela professora, pois ela tenta a todo custo esconder o garoto que é seu aluno. Podemos observar como a corrupção daqueles policiais e o tráfico de drogas na favela interferiu na vida e na prática pedagógica da professora.
Uma cena que chamou minha atenção entre tantas outras foi quando na tentativa de fugir ela vai para casa de uma colega, e Leandro pergunta por que sua colega que também é professora tinha uma casa melhor, ela responde que é porque ela tem a ajuda do ex-marido. Isso nos faz refletir a situação difícil do professor e que com o salário que recebem não podem ter um custo de vida melhor.
Pode se notar claramente a abordagem tradicional no ensino daquela escola, no método de avaliação e na participação do aluno só como ouvinte e da maneira autoritária do professor. Isso fica claro na cena em que ela dá um teste surpresa para punir seus alunos pelo mau comportamento na sala de aula. Percebe-se a falta da abordagem sócio-cultural que coloca em pauta o dialogo entre o aluno, onde ensinando se aprende e aprendendo se ensina. Infelizmente o filme espelha a atual situação da educação brasileira onde a abordagem tradicional esta evidente.
Aluna: Andresa Santos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial