Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

19.6.09

Abordagens sobre o ensino

Verônica

Quando se pensa em escola a lembrança mais forte é educação, ou seja, o lugar onde pessoas são preparadas para viver em sociedade.Será que é isso mesmo? Nem sempre é do jeito que pensamos, a uma dura realidade dentro e fora da escola.No filme Verônica podemos observar a vida de uma professora cheias de conflitos dentro e fora da escola, ela ensina há 20 anos em uma escola municipal em uma favela do Rio de Janeiro onde constantes tiroteios e conflitos de traficantes e policiais corruptos. Verônica vive cansada da sua profissão e insatisfeita,em suas atividades em sala de aula mostra pouca paciência com seus alunos,em uma parte do filme mostra ela entrando na sala de aula atrasada e muito stressada, logo ao chegar passa atividade para os alunos com muito autoritarismo e nenhuma dinâmica.Essa cena do filme onde mostra autoridade máxima do professor sobre o aluno, lembram um pouco os conflitos dos muros da escola quando observa-se a falta de vontade e o autoritarismo dos professores.Tanto uma escola quanto a outra é usado um método tradicional de ensino, onde o professor fala e o aluno obedece.
No livro, "Ensino as Abordagens do Processo" da autora Maria da Graça Nicoleti Mizukami tras algumas abordagens em relação ao professor as aulas e aos alunos, na abordagem comportamentalista por exemplo: Skiner mostra que a escola deve está baseada em princípios educacionais, que o professor deve controle sobre a situação em sala de aula, o que nos lembra as situações sitadas nos filmes Verônica e entre os muros da escola.Tanto uma quanto a outra tem características comportamentalista.Podemos observar que situaações como estas citadasd no filme Verônica acontecem no nosso dia-a-dia, professores cansados e com problemas pessoais que não ficam fora da sala de aula e sim entram juntos com eles tornando impossível dar aulas de qualidades aos alunos,eles também vem para sala de aula com suas vidas cheias de necessidades e carências,devido a situações trágicas vivenciadas no cotidiano.O professor não facilita a vida do aluno,e o mesmo por sua vez não se interessa pelos estudos, por diversos fatos trazidos de fora da escola.
Diante do contexto professor, aluno,escola acredito que se todos agirem em comunhão um, facilitando o trabalho do outro professores usando estratégias de ensino seguindo as normas imposta pelas instituições educacionais, mais fazendo a diferença em sua profissão a qualidade do ensino iriam melhoras em ambas as partes.
Referência:
Filme:Verônica.
Maurício Freitas
Bernardo Guilherme

Filme: Entre os muros da escola.
Laurent Cantet

Livro:Ensino as Abordagens do Processo
Maria da Graça Nicoleti Mizukami

Maria Eli Alves da Silva

I Semestre Vespertino

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