Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

19.6.09

Verônica

Verônica


“O filme Verônica”, dirigido por Maurício Farias, mostra-nos o quanto uma professora “sofre” para garantir a educação do aluno, tentando fazer o possível para agradá-lo.

Apesar de a professora Verônica trazer muitos problemas pessoais que, no decorrer do filme, vão tornando-se mais evidentes, ela passa de início, a sensação de bonança, mas quando Leandro começa a brincar na sala ela perde o controle; grita com a turma, e começa a chorar, pois já está exausta após muitos anos de ensino.

Após a aula, quase à noite, Leandro ficou sozinho na escola, pois seus pais foram assassinados por bandidos do morro que ele morava e Verônica ficou responsável pelo menino, que até aí não sabia de nada.

Mais tarde quando Leandro ficou sabendo da morte dos pais, ele saiu correndo para a rua e chegou à sala no dia seguinte muito diferente, seu comportamento mudou, mas logo se viu na necessidade de ter alguém do seu lado para cuidar e protegê-lo. Então Verônica ficou na responsabilidade de cuidar do garoto indefeso.

Diante dos aspectos vistos no filme, é possível notar o quanto um professor se esforça para estar numa sala de aula, conhecendo e ensinando cada aluno de diferentes lugares e ainda cuidar do seu próprio lar, além de mencionar o salário que, por sua vez, não é muito agradável para a maioria dos docentes.

Nota-se também que o mediador aprende muito com o aluno. No filme, por exemplo, Verônica redescobriu sentimentos em si quando Leandro lhe fez algumas perguntas acerca da sua vida conjugal. E é justamente isso que tem existir entre aluno e professor, assim ambos serão beneficiados.

Embora a educação no Brasil ainda continue com tantos problemas, é preciso, como diz Piaget; “começar ensinando a observar, levando o aluno a exercitar a inteligência (ponto de vista)”.

Luandes Nascimento

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial