Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

19.6.09

Vernica

No filme Verônica, é apresentado uma dura realidades, onde é mostrado a vida de um professor em uma rede pública de ensino. Vemos que a professora já estava cansada de seu dia-dia em sala de aula, pois já exercia cerca de vinte anos em exercício como docente. Ela vivia estressada com seus problemas pessoais e familiares e mesmo assim enfrentava todos os dias uma sala de aula na periferia. Esta vida sofrida que esta professora enfrentava, não é fácil, apesar das dificuldades que enfrentava em uma escola na periferia onde os bandidos e traficantes predominavam, um professor não recebe um salário digno do que deveria receber para se manter.
As dificuldades são muitas, mas ela, mesma assim continua em sua profissão e neste momento que o filme nos mostra uma pura realidade de uma sala de aula do ensino básico e em aí percebe-se que o ensino tradicional predomina naquela sala de aula, quando o professor transfere o conhecimento para os alunos e é fixado ali autoridades, e que os mesmos depende do professor. È mostrado também o comportalismo que a escola é uma agencia educacional, onde o professor tem a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema de ensino vemos a teoria sócio-cultural quando o adolescente é integrado, mas também é impregnado nesta sala de aula a abordagem humanística, onde o aluno se torna o centro das atenções, isto é mostrado do começo ao fim do filme, o filme focaliza vários pontos positivos e negativos , falando em relação em uma sala de aula.
No entanto, esta protagonista Verônica, nos dar uma lição de vida em se relacionar em uma sala de aula, mesmo com seus problemas pessoais e familiares ela da conta de sua profissão como educadora. Em uma rede pública de ensino existem muitas coisas que precisam mudar para que se tenha um ensino melhor e autentico.



Antonio Carlos Silva Santos I Semestre

3 Comentários:

Às 20 de junho de 2009 às 00:43 , Blogger Joice disse...

Vernica?
não entendi a relação.

 
Às 6 de julho de 2009 às 22:34 , Blogger Smailly Christian disse...

Certamente ninguém está isento errar. Um erro [de digitação] certamente não visto.

 
Às 7 de julho de 2009 às 21:05 , Anonymous Smailly Christian disse...

Certamente ninguém está isento de errar. Esse provavelmente foi um descuído na digitação.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial