Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

28.5.09

Minha Escola: Meu Mundo Mágico!

Membro de uma família com quatro irmãos sendo eu a mais nova, vendo meus irmãos indo diariamente para a escola, ficava ansiosa para completar a idade certa para ingressar no mundo escolar.

Completada a idade certa, me lembro muito bem do primeiro dia em que fui para escola, morava e estudava na zona rural, mais ou menos uns vinte minutos da minha casa até a escola, e, íamos andando todos os dias. Tinha uma idéia formada de como seria o espaço escolar; pensava em um local onde podíamos brincar a vontade, que ganhávamos presentes frequentemente, e via o professor como uma pessoa perfeita, e que, ela era o verdadeiro dono de tudo o que tinha na escola, esse era o meu conceito escolar.

Ao chegar à escola me deparo com uma situação totalmente diferente, primeiro que o espaço não era nada do que eu pensava, ao contrário, a sala funcionava da seguinte maneira: um espaço pequeno que era dividido com as seguintes séries, pré, alfabetização, primeira série e segunda série e uma única professora para todos os seguimentos, a educadora dividia as tarefas por segmento, e entregava a cada grupo, depois se dirigia a cada um para a explicação. Estudei nessa situação durante um ano.

No ano seguinte meus pais mudaram para a cidade e fui estudar na Escola Municipal Hildebrando Nunes Rezende, odiava a escola, não me adaptei, não gostava da professora, pois achava que não tratava os alunos igualmente, queria sair da escola, mas não tinha vaga para outro lugar, fui reprovada, até porque nada me estimulava na escola.

No inicio do outro ano letivo, fui matriculada na escola Edvaldo Santiago, amava o ambiente, pois o espaço era do jeito que imaginava arejado, os professores eram bastante atenciosos, me dei muito bem e finalmente passei para a segunda série com nove anos de idade.

Fui transferida no final do ano para a Escola Estadual Centro de Educação, a escola que eu mais gostei de estudar, foi maravilhosa essa época. Fui para a segunda série com a minha professora Eurides, uma educadora maravilhosa, que não tinha os alunos só como um meio de gerar renda, mas como ser humano, foi a partir dela que comecei a conhecer e gostar de estudar “verdadeiramente”, estudei nessa escola até a quarta série, onde conheci professores ótimos que fizeram com que eu passasse a gostar da profissão e a focar meus estudos nesse propósito.

No ano de 2000, infelizmente tive que sair da escola que tanto amava e fui para o Colégio Estadual de Ipiaú, na época fui para o processo de aceleração, pois já estava com a idade um pouco “avançada”, fiz a 5° e 6° série, depois 7° e 8°, por incrível que pareça, apesar de todo o pré-conceito quanto ao alunos do fluxo escolar gostei muito, pois foi a partir do programa que desenvolvi o gosto pela leitura, pois dentro do programa havia um projeto de leitura onde os alunos durante o ano deveria ler no mínimo 6 livros e depois fazer um resumo sobre os mesmos, e eram premiados como um incentivo.No inicio não queria participar do fluxo escolar pois tinha vergonha porque minhas colegas estudavam as séries “normais”, mas a partir do programa percebi que o educador é o nosso maestro, mas se o educando não for em busca do aprendizado qualquer que seja o método de ensino ele não se tornará um individuo ativo que busca o seu próprio aprendizado.

Concluir o processo de aceleração fui para o ensino médio, onde também tive professores marcantes, que é ocaso de, Eliane Ribeiro, Avani, Maria do Carmo, que fizeram com que eu me apaixonasse pela língua portuguesa .Lembro que no quarto ano, já na terceira unidade aconteceu um fato marcante,sempre estudei no turno matutino,mas em 2005 fui obrigada a ser transferida de turno, pois pela manhã tinha duas turmas do magistério lotadas e a tarde tinha apenas uma, então a coordenadora do curso resolveu fazer um sorteio onde um grupo séria transferido para tarde, foi um desespero na época, nesse sorteio saiu o nome de duas componentes da minha equipe, como nós éramos uma verdadeira “panelinha”, com muita tristeza resolvemos que se uma fosse iria o grupo todo e assim foi, choramos muito pois já estávamos com a turma durante três anos e justamente no ano da formatura ser transferida foi horrível, fomos para o vespertino, não fomos bem recepcionadas.

Após um mês no vespertino passamos a nos relacionar muito bem com a turma, até melhor que a nossa turma original ,quando já estávamos adaptadas tivemos que voltar novamente para o matutino, como sempre a direção não entrou em um dialoga com os alunos.

Concluir o ensino médio no dia 17-12-2005, agradeço aos professores pelo incentivo que me deram. Mas também aqui vai meu repudio para aqueles professores que fingem ensinar e que abusam do poder que tem em mãos. Obrigada aos professores que fizeram com que eu tivesse uma visão de escola como a minha casa onde pude me sentir a vontade para expor minhas idéias e que podia errar sem medo, pois foi através dos meus erros que me ensinaram a buscar o caminho do acerto.

Infelizmente não tive a “escola dos meus sonhos”, mas tiveram as que se aproximaram das minhas perspectivas e que de alguma maneira fizeram com que eu estivesse aqui hoje relatando todos esses fatos da minha trajetória escolar.

Relato da aluna Maria Fabiana do I semestre vespertino do curso de Letras UNEB- campus XXI.

1 Comentários:

Às 23 de junho de 2009 às 17:37 , Blogger Turma de Letras 2009 - Uneb/Ipiaú disse...

Olá Maria Fabiana,

Muito importante o seu texto, vc parte da sala multiseriada, passou pelo fluxo escolar (interessante o seu comentário positivo sobre o programa, principalmente sobre o projeto de leitura) foi importante para você.
Você já é uma vencedora e certamente será uma professora que irá fazer a diferença na educação.
Adorei ler o teu texto, lembrei de um livro que li: "A escola que não tive... O professor que não fui..." Você tem um grande legado, transformar a escola na "escola dos sonhos" dos seus futuros alunos.

Parabéns.
Adilson

 

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