Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

27.5.09

Eu e a escola

Comecei a estudar com seis anos de idade em uma escola da zona rural chamada Carlos Ventura, ali aprendi a ler e a escrever com facilidade; era tudo muito bom e eu não tinha inimizade com nenhum colega, ou melhor, nunca tive.

Pouco tempo depois, mudei-me para cidade e vi muitas coisas diferentes, mas aos poucos, fui me adaptando. Sempre bem comportado prestava atenção em todas as aulas conseguia a melhor nota da classe. Quando algum colega ganhava um décimo a mais que eu, mesmo em um simples teste ou em um trabalho, eu não gostava e tentava superá-lo da próxima vez.

Assim como Gilberto Dimenstein, eu também tinha muitos apelidos e fazia parte da “turma do fundão”, mas detestava bagunça. Em uma das reuniões do colégio em que estavam presentes pais e alunos, um professor chegou a dizer: “Luandes é um aluno exemplar”, fiquei admirado, pois não esperava nada semelhante.

Consegui muitos amigos, todo ano tínhamos um grupo imutável para todos os trabalhos e, quase sempre, deixávamos tudo para última hora porque em vez de fazer o que era de obrigação, íamos jogar futebol em um pequeno campo de areia que ficava perto da casa de um colega, mas, no final, o trabalho ficava ótimo.

Uma das minhas maiores paixões na escola, como você já deve ter percebido, eram os jogos da primavera; todos os anos eu participava, o futebol foi algo que sempre gostei. Em uma ocasião, na copa do mundo de 2002, eu estava internado e o hospital não tinha TV no quarto, então falei para minha mãe que eu não queria perder o jogo e sai sem autorização médica, porém meu esforço não foi em vão, vi o Brasil ser pentacampeão.

Para mim, até a 8ª série do Ensino Fundamental, todas as disciplinas eram a mesma coisa. A partir do Ensino Médio, percebi que Ciências Humanas, era a área em que mais me destacava e fui afastando-me das melhores notas nas outras disciplinas, mas sem vermelho.

Enfim, a escola para mim foi e ainda é algo precioso, por mais simples e humilde que seja ela sempre será e fará parte da minha vida.

Luandes Silva Nascimento.

1 Comentários:

Às 23 de junho de 2009 às 15:24 , Blogger Turma de Letras 2009 - Uneb/Ipiaú disse...

Ok Luandes,
Parabéns, nenhum elogio é gratuíto, certamente vc é um aluno exemplar e da mesma forma será um professor exemplar. Espero que como professor vc transforme a escola é algo precioso para seus futuros alunos.
Valeu, Adilson

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial