Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

26.5.09

O começo de uma longa jornada...

Não tenho muitas lembranças do meu tempo na escola. São lembranças vagas dos muitos momentos que tive, mas que de algum modo fugiu de minha memória. Comecei a estudar aos 03 anos de idade, ia para a escolinha a pulso, minha mãe tinha que me levar forçado, lembro-me que chegava muitas vezes chorando na escola. Não sei o porquê deste “trauma” da escola, pois era uma criança que gostava de estudar e ao mesmo tempo se divertir. Tinha até um quadro em casa no qual brincava de dar aulas. Estudei durante dois anos nesta escola, aos 05 anos de idade, mudei de escola e comecei a fazer a alfabetização. A maioria dos meus antigos colegas também foi estudar lá nessa nova escola, portanto, o começo em uma nova escola não seria um grande problema a ser enfrentado, já que conhecia a maioria dos meus “novos” colegas. Permaneci nessa escola até a 4ª série, estudando muito, e por incrível que pareça com os mesmos colegas (alguns saíam e outros chegavam, mas isso raramente acontecia)! Em 2001, foi marcado por dois fatos em minha vida, o começo no Ginásio (como era conhecido em Barra do Rocha) e um sério problema de saúde que tive. Foram anos maravilhosos, conheci novas pessoas, fiz muitas amizades, enfim, a mudança realmente começou a acontecer. Em 2005, mudei novamente para um novo colégio na cidade de Ipiaú, o Colégio Modelo, as perspectivas eram enormes, no começo sentia muita dificuldade para acompanhar o ritmo de estudos, pois a diferença entre o antigo colégio que estudava era muito grande. Professores excelentes, pessoas maravilhosas marcaram minha vida, detestava as aulas de educação física, não pela professora que era uma pessoa encantadora, mas sim por não suportar a atividade física. Em meio há tantas dificuldades, durante os três anos, até a conclusão do ensino médio, conseguir a façanha de não ficar em recuperação em nenhuma disciplina, sinto a honra de até hoje nunca ter ficado (será que sou um aluno aplicado? rsrsr). Enfim, esse foi um breve resumo da minha história que pouco lembro, espero que agora no Ensino Superior, pessoas possam marcar essa trajetória de forma especial e magnífica, para que no futuro possa escrever sobre elas.

Smailly Cristian, I Semestre.

2 Comentários:

Às 29 de maio de 2009 às 11:02 , Blogger Joice disse...

História interessante não dá pra imaginar que aquele menino que fica quieto o tempo todo na sala, seja tão aplicado de determinado assim.
Sem Ironia.

 
Às 23 de junho de 2009 às 12:10 , Blogger Turma de Letras 2009 - Uneb/Ipiaú disse...

Olá Smailly,
É isso, vc vivenciou esse período seguindo os padrões da educação escolar, foi aplicado e por esta razão nunca foi para uma recuperação. Agora é a hora de você avaliar essa escola que vc vivenciou, e a partir desta avaliação, vc possa no ensino superior marcar sua trajetória, não só para escrevê-las no futuro, mas para transformar a sociedade no presente. Pense como deve ser a escola do futuro, como vc imagina a prática pedagógica nesta escola e como os alunos irá interagir no processo de ensinar e aprender.
Valeu, Adilson

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial