Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

29.11.09

OS TRÊS ESTADOS DO CAPITAL CULTURAL DE BOURDIEU

Capital cultural é o conjunto dos instrumentos de apropriação dos bens simbólicos.São todos os intrumentos que constitui sua história e seus modos de viver, estes são os bens simbólicos, e este conjunto forma o seu patrimônio cultural ou seja, o seu capital cultura.Na sociologia da educação de BOURDIEU a caracteristica principal é: diminuição do peso do fator econômico,(BENS MATERIAIS) em comparação ao peso do fator cultural, o que explica as desigualdades.Ele considera que esta questão olhando sob o ponto de vista de consumo cultural depende de como o individuo se apropria dos bens culturais e este capital simbólico de um individuo vale tanto quanto sua educação em geral o seu treinamento para apreciar a música, a pintura , o cinema ou qualquer outra modalidade cultural.Num sentido mais amplo, constitui o capital cultural de um individuo ou comunidade a soma de todos esses instrumentos que permitem o consumo e a produção dos bens simbólicos.No entendimento de BOURDIEU este capital cultural pode existir sob três formas: no estado INCORPORADO, no estado OBJETIVADO e no estado INSTITUCIONALIZADO.No estado incorporado, o capital cultural torna-se parte da pessoa o dominio maior ou menor da lingua culta e as informações sob o mundo escolar.O capital cultural no seu estado incorporado constitui, uma base da herança cultural familiar que atua de forma mais marcante na definição do futuro escolar dos descendentes, uma vez que as referência culturais, os conhecimentos considerados apropriados e legítimos e o dominio maior bou menor da lingua culta trazida de casa (herança familiar) facilitam o aprendizado dos conteudos e dos códigos escolares, funcionando como uma ponte entre o mundo da familia e da escola.Todos estes bens que pode ser considerado um patrimônio hereditári, não é passado de um dia para o outro nem pode ser comprado e é de propriedade inata e pode apresentar um grau de dissimulação muito elevado mais pode ser reconhecido imediatamente no contato com sua origens ou escapa por efeito da propria condição de indentidade cultural que ele carrega.No estado objetivado o capital cultural existe sob a forma de bens culturais, tais como esculturas, pinturas, livros, o cinema etc.Nesse estado o capital cultural esta inceparavelmente ligado ao capital econômico pois para possuir os bens econômicos na sua materialidade é necessario ter o capital econômico, o que se evidência na compra de livros, por exemplo.No entanto, para apropriar-se simbólicamente desses bens é necessario possuir capital cultural no estado incorporado.Quando não há um equilíbrio entre o capital cultural e o capital cultural de consumo, significa que uma parte da população pode ter acesso ao capital cultural via consumo mas permanecerá alheio de sua produção.No estado institucionalizado o capital cultural acontece por meio do capital econômico em forma de diplomas escolares.Este estado intitucinalizado a garantia em valor econômico do individuo é que é determinado pela instituição escolar.Para BOURDIEU a sociedade vive em conflitos contantes de dominantes e dominados e a origem desses conflitos não são apenas econômica.A dominação é também simbólica, e todos profundamente ligados a outros campos, inclusive da econômia.Os dominados passam a atuar de acordo com estes princípios, colaborando -os e reforçando-os na sua tentativa de se encaixar neles, é a luta pela inclusão e querer se tornar "igual''.O estado para BOURDIEU é o detentor privilegiado do senso comum, que monopoliza esse tipo de violência simbólica e se constitui atravez de diversos capitais no seu processo de construção a disputa no campo de poder é em grande parte pelo dominio do poder sobre o Estado.Para ele a Educação tem por obrigação de expor, tornar visíveis e bem conscientes as relações de qualquer tipo de dominação, para que as pessoas possam estar alertas para criar possibilidades de libertação.

Marcadores:

2 Comentários:

Às 15 de junho de 2014 às 15:05 , Anonymous Anônimo disse...

OBRIGADA POR COMPARTILHAREM ESTE POST.
AGORA CONSEGUI ENTENDER MELHOR O QUE BOURDIEU QUIS DIZER EM SUA OBRA> ESCRITAS DE EDUCAÇÃO< ( MARIZA- SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP)

 
Às 18 de maio de 2015 às 15:21 , Blogger Unknown disse...

De uma uma forma sutil e simples você me fez entender melhor a colocação de Bourdieu, obrigada !!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial