Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

28.6.09

Por : Karine Nascimento de Oliveira

O filme “Verônica” se passa no Rio de Janeiro, em uma Escola Pública situada próximo de uma favela, onde em todo momento ouvi-se barulhos de tiros. O filme conta a história de uma professora que leva o nome do mesmo. Ela é uma pessoa problemática e não consegue lidar com suas questões pessoais. E em alguns momentos transfere seus problemas para os alunos.
Verônica é uma experiente professora que tem uma carreira de vinte anos de carreira. E sente cansada da jornada, e por isso já não consegue trabalhar como uma educadora. Isso torna os alunos passivos, e não sujeitos no processo de aprendizagem.
Sua história começa a mudar, quando ela precisa proteger a vida de um aluno ameaçado de morte que perdeu a família assassinada por bandidos.
Com base na abordagem tradicional trazida por MizuKami, revela que a prática da professora possui aspectos de ensino que coloca o professor como detentor do conhecimento. Percebe-se que a didática da profª. Verônica se encaixa no estilo tradicional, e as atividades avaliativas e os aspectos pedagógicos evidencia isso.

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1 Comentários:

Às 29 de junho de 2009 às 19:53 , Anonymous Marcia Souza disse...

Verônica


É um filme contagiante, emocionante e cheio de desafios. Conta a historia de uma professora que após vinte anos dando aula, um certo dia se depara com um dilema.
Exausta sem paciência ela não consegue mais se encantar com os alunos, e age da seguinte forma: passa a matéria no quadro negro, o aluno anota, é ela que dita as regras. Ela usa o método tradicional que vimos na abordagem apresentada na sala de aula.
De repente tudo muda, ela fica responsável para cuidar e proteger seu aluno Leandro.ela quer conhecer a sua história, a preocupação do educador para com o educando em busca de uma vida social mais digna, livre e justa, partindo da realidade do educando.
Ela luta intensamente em favor da liberdade do seu aluno.


Márcia I semestre. Letras UNEB.

 

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