Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

25.6.09



Dia: 22/06/09 Horário: 19h50min


“Análise do filme Verônica”

Nota-se, que no longa Verônica, há múltipla funcionalidade, pois, no filme é abordado diversos temas polêmicos existentes em nossa sociedade, desde o inicio ele, nós proporcionado uma dura e crua realidade de uma sociedade decadente a mercê de um sistema precário e preocupante que vai do tráfico de drogas ao envolvimento de crianças no mesmo, além de um grave problema enfrentado por professores frustrados e desiludido por sua profissão.
Esse professor desiludido pode ver claramente na personagem Verônica, ela há vários anos de vida lecionando em sala de aula já enfrentou diversos dilemas, aqui podemos citar o abordado no filme, a própria escola que a personagem ensina, onde a sua localidade encontra-se em uma das diversas favelas existente em nossa sociedade, onde o domínio dos traficantes e nitidamente explicito no próprio longa.Além da localidade e dos transtornos do dia a professora encontra-se em seu ápice de estresse, pois nesse sistema precário do ensino atual de nossa sociedade, onde aqui podemos citar: o baixo salário dos professores , o aglomerado de alunos em uma sala de aula, a falta de participação permanente dos pais com o desenvolvimentos dos seus filhos ou seja uma educação de qualidade.
No filme, é apresentado em alguns momentos em sala de aula um ensino tradicional, onde a professora transmite os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e os alunos absorvem, sem houver nenhum questionamento, e sim a repetição do que a professora acabou de citar, ou seja, um simples “decoreba”. Aqui podemos fazer uma ponte com o livro “Ensino: As Abordagens do Processo” onde a autora Maria da Graça Nicoleti Mizukami questiona delicadamente e maravilhosamente bem esse processo de ensino.
Além disso, podemos ver no filme um sistema vergonhoso, em que as coisas ilícitas é claramente observada, a participação de policiais com traficantes , onde o pagamento de propinas são constante entre eles.Uma família destruída por este sistema injusto, onde uma criança(Leonardo) se encontra órfão de pai e mãe.Aqui vem o grande dilema para nós telespectadores, o que será do futuro dessa mais nova criança que perde seus pais dessa forma tão cruel?
Entretanto surgi uma linda história, a proteção e preocupação da professora Veronica com a criança e aluno da escola o Leonardo, um amor diante de uma grande tragedia vivenciado por eles,assim podeos perceber que apesar de odos os problemas pose surgir uma linda historia de amor entre "mãe e filho".Destarte, podemos fazer diversos questionamentos através dos temas abordados no filme, mas, diante do principal, que é o sistema educacional, podemos observar que não é fácil para um professor que através de muitos anos dedicados na formação de alunos cidadãos, e numa melhor educação, quando é visto em um grande dilema em sua vida não encontra saída, como o que ocorreu com a professora personagem do filme, onde sua mãe esperar vários meses em um hospital a disponibilidade de um médico para a realização de uma cirurgia. Aqui questionamos o que a professora citou em uma rápida visita a sua mãe no hospital “que ganharia na mega e que jamais seria professora novamente”.







Texto publicado pela aluna do curso de Letras (UNEB) Deise Ferreira dos Santos
Turno: Vespertino
Semestre: 2009.1
Dia: 22/06/09 Horário: 19h50min

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial