Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

29.5.09

Eu era uma boa aluna !

Eu era uma boa aluna na escola, “boa” na medida do possível. Não era briguenta, não conversava muito só era distraída na sala. Me distraía com tudo com tudo e todos, mas só vou falar da minha infância escolar, por que o resto é deprimente. Sou da época do diário, da merendeira, maternal, infantil e prontidão.

A primeira professora agente nunca esquece, não me lembro do nome dela, mas sua fisionomia sim, gordinha, morena, cabelo curto escovado e tinha covinhas na bochecha quando ri. É engraçado que por mais que tenha passado o tempo não esqueci a voz eu lembro até o cheiro. Na minha infância estudei boa parte numa escolinha lá em Jequié chamada Bem-Me-Quer, que hoje é Colégio Bem-Me-Quer, como o tempo urge.

O ruim de estudar em escolinhas é que corre o risco de um parente ser teu professor no meu caso minha prima, mais tarde foi minha tia e depois quase ia ser minha mãe. Isso acaba com qualquer vida escolar da criança, a escola era meu paraíso que acabou sendo invadido pela minha parentela, eu só sei q não tinha sossego. Minha tia até hoje ensina lá.

Apesar de tudo é interessante o fato de quando estudamos nessas escolinhas, a vida é mais azul e a hora do recreio tem cheiro de massa de modelar e “Mirabeau”. Toda sexta era dia de caderno de desenho o "BUM" classe a espera angustiante. Eu ainda consigo me ver cheia de cachinhos no caminho da escola.

Além de amar ir a escola - e não de fazer exercícios - eu gostava também do encerramento do ano letivo que entregava todas atividades feitas no ano e materiais usados. Quando chegava em casa eu minha irmã brincava de escolinha e repetíamos as nossas professoras. Eu sempre quis ensinar!


Joice Xavier

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial