Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

7.7.09

O perfil do professor ideal.

O professor é um agente de transformação ainda que este não tenha a noção do peso da sua responsabilidade e importância de sua função para a formação das gerações seguintes.
Hoje, estamos debaixo do desafio “missão impossível”, de descrever o perfil do professor ideal, e fiquei imaginando qual seria as possibilidades de descrevê-lo, então me inspirei no índice da vida, que na sua formação e na sua essência, já começa na dependência dos primeiros professores que formam o prefacio ou a introdução que são os pais, aos quais esses alunos são eternos devedores da base em sua formação.
Quando iniciamos a vida escolar, é o momento em que damos inicio, do primeiro ao quarto capítulo, são passos fundamentais na formação da nossa vida, e passamos por diversos “mestres”, que se tornam substitutos por assim dizer de pais e mães, enquanto esses estão empenhados no mercado de trabalho. Do capítulo quinto ao oitavo já começamos a verificar mudanças no desenvolvimento físico e mental tanto em nós mesmos quanto nos agentes formadores, os professores que já são em maior numero e diversidade. Do capitulo nono ao décimo primeiro vamos experimentando e ensaiando uma previa liberdade no pensar e agir. Do capítulo décimo segundo em diante, nos deparamos com um universo de reflexão e certa autonomia do conhecimento enquanto pesquisadores, estudiosos e produtores de conhecimento e ai por diante.
Mas, em todos esses capítulos se faz necessário a presença desse ser chamado professor “em suas diversas formas”. Entretanto, o que torna o professor ideal? É, quando este se faz digno de honra em sua missão, é quando ele faz o que ama e ama o que faz, e torna-se exemplo, não apenas de transmissor de conhecimento, mas de vida, idoneidade, respeito, ética, moral e sobretudo prioriza a vida como bem primordial acima de todas as coisas. Quando ele olha, ele ver o ser humano, e não apenas um depósito de conhecimento. É assim que professor e aluno vão se completando formando uma parceria ideal nesse processo meta-educacional.

AUTOR: BATISTA DE SANTANA, LINDOELSON, CURSO DE LETRAS, POSTAGEM, UNEB-CAMPUS XXI, IPIAÚ, BA, 2009.
PROFESSOR: ADILSON GOMES

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