Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

7.7.09

Verônica: O Filme

Verônica o filme, é uma realidade presente de um drama brasileiro onde a arte imita a vida e a vida imita a arte. Pois, ser professor em uma realidade de convivência onde a cada momento você não sabe de onde uma bala vem e onde você não sabe em quem confiar é um exercício sacerdotal e não apenas educacional. Viver entre a vida e a morte, dormir com o inimigo achando que é o amor, ser proteção de filhos de ninguém, dar de onde não tem, sofrer por não poder resolver nem mesmo os seus problemas pessoais quanto mais os dos outros.
Uma professora, aflita com uma separação de um amor corrupto, mãe precisando de ser operada, sem recursos, e vê-la sofrendo e sendo humilhada por não ter direito ao direito básico da vida a saúde. E para completar, ensinando em uma classe de alunos, inquietos e guardadas as devidas proporções sem nenhum principio de educação que se diga mais ou menos. A cabeça dessa pobre coitada está para explodir e tudo o que ela faz é pelo puro sentimento de proteger mais uma vítima, de tantas que a cada dia são acometidas de tanta violência sem ter quem os defenda, vivendo a própria sorte.
A atitude dela se confunde entre a professora e a mãe que não foi mas se vê diante de uma oportunidade conflituosa de passar a vir a ser. È nesse ínterim que ela se aventura arriscando a própria vida para proteger a criança e amenizar a sua própria dor e tanto sofrimento que já estava acumulado. É arriscar tudo para começar o novo. Sonhar o não sonhado. O que ela mais anseia é fazer e ser feliz.
É uma entrega de sua própria vida, a vida que está em suas mãos. Classificaria o filme de desespera-dor.

AUTOR: BATISTA DE SANTANA, LINDOELSON, CURSO DE LETRAS, POSTAGEM, “Verônica o filme”, UNEB-CAMPUS XXI, IPIAÚ, BA, 2009.
PROFESSOR: ADILSON GOMES

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial