Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

19.11.09

EDUCAÇÃO BANCÁRIA.

O educador Paulo Freire denominou "educação bancária", a educação que se caracteriza por "depositar", no aluno, conhecimentos, informações, dados, fatos etc.
Na educação bancária, através de formas autoritárias de ensino , o professor simplesmente desembrulha um conjunto de informações orais ou escritas para encher a cabeça dos alunos, dando lugar a memorização de conteúdos pré-fixados, asssim, consequentemente, ocorre a reprodução mecânica das idéias que foram transmitidas pelo professor, impedindo que o aluno questione, discuta e critique.
Mas, é importante lembrar que apesar da educação bancária ser caracterizada como o modelo da educação tradicional, da transmissão, do armazenamento de informações e da repetição, nós, enquanto educadores, mesmo que inconscientes, também recorremos a algumas atitudes tradicionais para desenvolvermos as nossas práticas pedagógicas.

SAMILE SANDE SILVA - II SEMESTRE -VESPERTINO

1 Comentários:

Às 23 de novembro de 2009 às 13:47 , Blogger Turma de Letras 2009 - Uneb/Ipiaú disse...

voce é o cara

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial