Letras Uneb/Ipiaú - Turma 2009.1

"O homem sentiu sempre - e os poetas frequentemente cantaram - o poder fundador da linguagem, que instaura uma sociedade imaginária, anima as coisas inertes, faz ver o que ainda não existe, traz de volta o que desapareceu". (Émile Benveniste)

10.8.09

Professor Ideal

Em termos práticos acredito que não exista um professor ideal. Para que isso aconteça não basta só o professor alcançar esse topo mais o aluno deve estar consciente que também deve mudar sua posição passiva apenas como ouvinte. O perfil de um professor ideal é aquele mestre sempre disposto a ouvir criticas um profissional que busque se aperfeiçoar cada vez mais, que mantenha um compromisso de ensinar e aprender com seus alunos, dando através de diálogos a oportunidade de o aluno expressar suas opiniões e criticas. Um professor didático que busque idéias e formas diferentes de manter a atenção dos alunos. Aquele que mesmo depois de atravessar a soleira da porta da escola se mantenha na posição de professor estando sempre disponível, que possa conhecer as dificuldades dos seus alunos e criar condições para que os mesmos possam superar. Aquele que faça uso das tecnologias para melhor aprendizado dos seus alunos, que supere o autoritarismo trazendo um discurso que seje pelo menos polêmico dando assim espaço para o aluno como sujeito.
Quando falo que não acredito que exista professor ideal, quero dizer que para o professor atual buscar alcançar este perfil não basta só a ele esta busca, o papel do aluno é indispensável, pois para que haja uma melhor interação professor - educando precisa-se da luta constante desses dois lados.

Andresa Costa

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial